Quando deve ser feita a manutenção de um carro blindado?

Com os altos índices de criminalidade no Brasil, a blindagem automotiva surge como uma excelente solução para quem deseja dirigir com tranquilidade a qualquer hora do dia  — mas ela exige alguns cuidados especiais para se manter eficiente. Sendo assim, a manutenção de um carro blindado é mais do que apenas uma precaução: é questão de segurança. Mas, afinal, com que frequência ela deve ser feita?

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, está no lugar certo. Continue a leitura e descubra a importância de manter as revisões de seu veículo blindado em dia.

Por que a manutenção de um carro blindado é importante?

Com a blindagem, o carro sofre um aumento de peso — o que varia conforme o sistema utilizado. Por isso, é preciso revisar constantemente algumas partes que podem ter maior desgaste para evitar falhas ou acidentes.

Um exemplo são os pneus. Após a blindagem, é importante perguntar para a empresa que efetuou o serviço a periodicidade com a qual eles devem ser checados. Além disso, deve-se ficar atento quanto à necessidade de trocá-los.

O conjunto de amortecimento e os freios, itens indispensáveis para o bom funcionamento do veículo, também são afetados com o aumento de peso e passam a exigir maiores cuidados após a instalação.

As molas traseiras, que são trocadas no processo de blindagem para conferir mais estabilidade ao veículo, merecem especial atenção. Os amortecedores também necessitam de verificações e substituições regulares.

No momento da manutenção, também é importante ficar atento a outros pontos importantes, como a lubrificação do mecanismo dos vidros e o nivelamento e forração das portas.

Quando deve ocorrer a manutenção do carro blindado?

Embora sejam feitos diversos testes durante o procedimento da blindagem, é indispensável realizar manutenções periodicamente para a conservação da validade da garantia e do próprio veículo.

Recomenda-se fazer revisões a cada 10 mil quilômetros percorridos ou uma vez ao ano — o que ocorrer primeiro. Elas devem ocorrer apenas em empresas especializadas em blindagem.

Quais cuidados é preciso ter para não danificá-lo?

Carros blindados exigem cuidados especiais para não sofrerem danos. Confira alguns deles:

  • Não ultrapasse obstáculos na diagonal.
  • Evite estacionar com as rodas em desnível.
  • Só movimente seus vidros quando o motor estiver ligado, para que o motor da máquina não seja prejudicado.
  • Nunca deixe objetos soltos no painel: eles podem causar riscos na superfície do vidro.
  • Evite jogar água fria nos vidros para evitar choque térmico.
  • Não feche as portas com os vidros abertos, pois isso pode ocasionar trincas.
  • Para evitar o desgaste do mecanismo de acionamento, lubrifique as pestanas e canaletas que têm contato com os vidros utilizando spray de silicone.
  • Nunca coloque ventosas, películas automotivas ou decalques na parte interna dos vidros, pois podem manchar a superfície.
  • Não deixe o carro exposto ao sol por longos períodos.

Ter um carro blindado é uma excelente alternativa para quem busca tranquilidade e segurança ao dirigir. Contudo, para mantê-lo em perfeito estado e garantir sua máxima proteção, é necessário realizar revisões regularmente com uma empresa especializada.Agora que você já sabe mais sobre a manutenção de carros blindados, o que acha de aproveitar a visita em nosso site para conhecer nossas soluções para proprietários de veículos? Vamos lá!

Post criado 42

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo