Quais carros podem ser blindados? Conheça os modelos mais recomendados

Muito procurada no Brasil, a blindagem automotiva é um investimento em segurança que vem conquistando cada vez mais proprietários de veículos em todo o mundo, devido, principalmente, aos altos índices de violência. Ao optar por realizá-lo, uma das principais dúvidas que surgem é: quais carros podem ser blindados? 

Com as alterações no peso e estrutura do veículo — e por mais leves que sejam —, determinados modelos podem não apresentar o melhor desempenho após a blindagem. 

Se você deseja saber mais sobre esse assunto e entender quais tipos de carros são os mais apropriados para receber a proteção balística, está no lugar certo. Continue  a leitura!

Afinal, quais carros podem ser blindados?

Teoricamente, qualquer veículo pode ser blindado. No entanto, há modelos em que a blindagem não é vantajosa, pois perdem muito em desempenho ou estabilidade ao receber essa proteção.

Carros conversíveis e com teto solar, por exemplo, podem ficar com pontos vulneráveis mesmo após a blindagem. Além disso, veículos com motor inferior a 1.6 costumam apresentar dificuldade para suportar o peso adicional.

É inevitável que, com a adição da proteção balística, o peso do carro seja alterado — embora os materiais mais modernos do mercado já apresentem uma redução de peso considerável. Isso leva a mudanças no sistema de suspensão, por exemplo. Com isso, a blindagem acaba não sendo tão indicada para determinados modelos.

Devido à complexidade desse serviço, é importante contar com a orientação de especialistas em blindagem para entender melhor em que tipo de veículo ela é mais vantajosa. Mas, em geral, o melhores carros para blindar são os de médio porte, que exigem menor quantidade de materiais e, por isso, são mais econômicos, e os com maior potência, uma vez que suportam melhor a adição de peso conferida pela blindagem.

Quais os modelos mais recomendados para a blindagem?

Sedãs recebem bem a blindagem automotiva e são muito  indicados porque permanecem confortáveis, além de apresentar um ótimo custo benefício. Picapes também são apropriadas. Isso porque, nesse tipo de carro, o compartimento de carga não recebe proteção, o que faz com que o peso agregado seja proporcionalmente menor.

Em resumo, os modelos mais apropriados para a blindagem automotiva são:

  • picapes;
  • hatches;
  • sedãs;
  • peruas;
  • SUVs.

Os modelos com tampa traseira verticalizada, como hatches, wagons e SUVs, oferecem maior dificuldade para a adaptação dos seus dispositivos elétricos. Isso torna necessária a aplicação de overlaps, mas não representa um impedimento à proteção.

De acordo com um levantamento Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), em 2018, os carros mais blindados foram: Jeep Compass, Toyota Corolla, Volvo XC-60, Land Rover Discovery e BMW X1.

Se você chegou até aqui, já conhece os modelos de veículos mais indicados para receber a blindagem automotiva. Esse serviço tem recebido grande procura por proprietários de veículos e, mais do que apenas um recurso, é um investimento em segurança. Por isso, se você deseja dirigir com mais tranquilidade mesmo em meio aos grandes centros urbanos, blindar seu carro é uma excelente opção.

Agora que você já sabe quais carros podem ser blindados, gostaríamos de convidá-lo a saber mais sobre as modalidades de blindagem oferecidas na Evolution. Boa leitura!

Post criado 42

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo