Delaminação de vidros blindados: o que é e como evitar?

Se você está pensando em investir na blindagem de seu carro, provavelmente já ouviu falar sobre a delaminação de vidros, um dos problemas que mais acometem veículos blindados. Mais do que um prejuízo estético, representa um comprometimento da proteção balística e, portanto, não deve ser ignorado.

Se você deseja entender melhor esse problema e saber como evitá-lo, está no lugar certo. Boa leitura!

O que é delaminação de vidros blindados?

Antes de tudo, é necessário entender como é feito o vidro blindado. Ele é composto por várias camadas de diferentes materiais, que são unidas em uma máquina denominada autoclave sob ação da pressão e temperatura, tornando-se uma única peça. 

Mas, afinal, o que é a delaminação? Trata-se de um fenômeno que normalmente ocorre com o passar do tempo, quando as lâminas do vidro passam por um processo de descolagem, que acaba ocasionando bolhas de ar. Como consequência, além de perder a nitidez, o vidro pode ficar com sua capacidade de proteção comprometida.

Esse problema é mais comum em carros cuja blindagem foi feita há mais de dez anos. Contudo, também pode ocorrer devido ao uso de produtos químicos inadequados ou o excesso de exposição ao sol, que gera diferentes reações em cada camada, dando origem ao descolamento.

A única solução para o problema é procurar a empresa que efetuou a blindagem para realizar a troca dos vidros danificados.

Como evitar a delaminação de vidros blindados?

A principal forma de evitar a delaminação de vidros é blindar seu veículo em uma empresa especializada, que utilize materiais de alta qualidade para efetuar esse serviço. Confira se a empresa fornece garantia contra delaminação e tem uma equipe especializada para fazer a instalação corretamente. Isso evitará preocupações e dores de cabeça.

Além disso, é importante evitar os fatores que influenciam a delaminação, como o excesso de exposição a altas temperaturas e o uso de produtos químicos para limpar. Sabendo disso, siga estas dicas para manter seus vidros blindados intactos por muito tempo:

  • Procure estacionar seu carro sempre em locais cobertos e evite deixá-lo exposto ao sol por longos períodos.
  • Para limpar os vidros, utilize somente um pano macio e úmido. Caso seja necessário efetuar uma limpeza mais profunda, use água com sabão neutro.
  • Não fixe ventosas nos vidros, pois podem provocar manchas ou dar início à delaminação.
  • Feche as portas com os vidros fechados e procure não batê-las com força.

É importante seguir todas todas as recomendações da blindadora quanto à limpeza e uso dos vidros para evitar qualquer tipo de dano.

Em um veículo blindado, os vidros são os itens que necessitam de maior cuidado para se manterem eficientes contra disparos. Por isso, ao blindar seu carro, siga todas as recomendações da empresa blindadora e, se notar que os vidros estão delaminando, não deixe de procurá-la para fazer a substituição. Afinal, segurança vem em primeiro lugar!Agora que você já sabe o que é como evitar a delaminação de seus vidros blindados, o que acha de continuar a visita em nosso site para conhecer os serviços que oferecemos? Até a próxima!

Post criado 127

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo