O que acontece quando um carro é alvejado? Entenda a parte física

Entender o que acontece quando o carro é alvejado não tem qualquer relação com alarmismos. Na realidade, trata-se de um exercício importante, se você deseja escolher a proteção correta para os seus veículos. 

Infelizmente, para tratar deste assunto vamos ter que nos atentar aos fatos. 

A violência urbana é uma preocupante realidade em muitas cidades, levando proprietários de veículos a considerarem a blindagem como uma medida de segurança essencial. Mas, o que realmente acontece quando um carro é alvejado? 

Vamos explorar o processo físico envolvido no impacto de um disparo de arma de fogo contra a lataria de um automóvel e como a blindagem moderna protege os ocupantes, mantendo a estética original do veículo.

Leia também: manutenção preventiva para veículos blindados: durabilidade e performance

É isso o que acontece quando o carro é alvejado

Quando uma bala atinge um carro, ocorre uma transferência de energia do projétil para a carroceria do veículo. A quantidade de energia depende de vários fatores, incluindo a velocidade da bala, o calibre da arma e a distância do disparo.

Veículos não blindados oferecem pouca resistência, resultando em penetração, deformação e potenciais danos aos ocupantes.

A blindagem protege o veículo

A blindagem de veículos envolve a adição de camadas de materiais resistentes a impactos, como aço balístico e vidro laminado.

Esses materiais são projetados para absorver e dissipar a energia do projétil, impedindo que ele penetre no habitáculo.

Toda blindagem é classificada em diferentes níveis, cada um capaz de resistir a tipos específicos de munição e calibres.

Saiba mais: peso da Blindagem importa: Entenda o Nível IIIA

Conheça os níveis de proteção da blindagem

Os níveis de blindagem variam do I ao IV, cada um oferecendo diferentes graus de proteção:

  • Nível I: proteção contra calibres menores, como .22 e .38;
  • Nível II e II-A: oferecem resistência contra armas de calibre 9mm e .357 Magnum;
  • Nível III e III-A: projetados para suportar munições de maior calibre, incluindo .44 Magnum e rifles semi-automáticos;
  • Nível IV: o mais alto nível de proteção, capaz de resistir a disparos de rifles de alto calibre, como .30-06 e 7.62mm.

Hoje a proteção tem impacto mínimo na estética do veículo

Um dos maiores avanços na tecnologia de blindagem é a capacidade de oferecer proteção sem comprometer a estética e o desempenho do veículo. As modernas técnicas de blindagem permitem que a aparência original do carro seja preservada, mantendo linhas, cores e acabamentos intactos, enquanto oferecem um alto nível de segurança.

A compreensão da física por trás da blindagem de veículos revela a sofisticação e eficácia desta tecnologia em proteger os ocupantes de um automóvel. Com uma gama de níveis de proteção disponíveis, proprietários de veículos podem escolher a blindagem que melhor atende às suas necessidades de segurança, sem sacrificar o estilo ou o desempenho de seus carros.

Para mais informações e orçamentos personalizados, entre em contato com nossos especialistas e venha conhecer a Evolution Blindagens.

 

Estamos aguardando você para um café e uma conversa sobre investimento em proteção e segurança.

Evolution Blindagens
Com mais de uma década de atuação no mercado da proteção automotiva, a Evolution Blindagens é resultado de conhecimento técnico, experiência, compromisso e atualização constante das tecnologias. Nosso principal foco é entregar um padrão de qualidade insuperável, garantindo a satisfação de cada cliente atendido e a segurança dos seus familiares durante os trajetos do dia a dia.
Post criado 138

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo