Dirigindo com segurança na era dos Carros Conectados

Carros conectados são todos os veículos que de alguma forma trocam pacotes de informações com outros dispositivos. Na prática, se o seu veículo conta com um GPS interno já podemos chamar ele de um carro conectado.

Entretanto, as inovações nos últimos anos trouxeram ainda mais equipamentos, como as telas para os passageiros. Sistemas de frenagem. Sistemas de desembaçadores para vidros. Câmeras auxiliares. Bancos inteligentes. Enfim, a lista segue.

Mas essas inovações trazem um risco de invasão dos sistemas. Já há casos registrados em Boletins de Ocorrência de sistemas que foram hackeados, trazendo os mais diversos prejuízos para os proprietários.

Hoje nós vamos conversar sobre as inovações nos carros conectados e como garantir que você mantenha a proteção do seu automóvel. Vamos começar.

O que são os carros conectados? 

Como dissemos, são os veículos que contam com sistemas inteligentes e integrados, capazes de enviar, gerir, receber e interpretar informações. 

Os sistemas de Wi-Fi em Limousines, por exemplo. As telas de Bluetooth, entre tantos outros. 

Leia também: dicas de segurança para condutor de carros blindados

Quais são os tipos de conexões?

Normalmente os veículos utilizam a conexão 4G, o Wi-Fi e o Bluetooth. Sendo que o automóvel pode receber as informações utilizando a banda 5G.

Há veículos que trabalham com transmissão por rádio, como caminhões de modelos mais antigos, ou ônibus. Entretanto, estes automóveis estão saindo de circulação. Uma vez que esse sistema de conexão já está ultrapassado. 

Quais são os sistemas de segurança cibernética em carros conectados?

Todo carro conectado precisa de uma proteção que se compare àquela utilizada em nossos computadores ou smartphones. O princípio é o mesmo.


Hackers e invasores tentam burlar os sistemas de Firewall, proteção antivírus, proteção criptografada, entre outras. Por isso, os proprietários precisam investir também em softwares de proteção atualizados  e projetados pelas grandes marcas. 

Quais são os desafios e as ameaças sobre os carros conectados?

Hoje os principais desafios estão na gestão de Dados destes sistemas. Há carros inteligentes que se conectam direto com a nuvem e recebem em tempo real orientações sobre caminho para direção, velocidade, frenagem, etc.

A pergunta que surge sempre é: caso um Hacker invada estes veículos, ele poderá dirigir à distância? 

Na prática a resposta é sim. Mas vale lembrar que as empresas responsáveis pelo desenvolvimento destes aparelhos investem bilhões de dólares todos os anos na elaboração de proteções cibernéticas cada vez mais avançadas.

Confira também: a arte da Blindagem Invisível

Dica de especialistas para aumentar a segurança dos carros conectados:

Se você pensa em investir em soluções integradas para o seu veículo, mas tem medo das invasões digitais, aqui vão algumas dicas que nós buscamos com especialistas sobre o assunto.

  • Invista em sistemas atualizados e mantenha um programa frequente de testes

Todo sistema de segurança serve para ser testado e atualizado constantemente. Isso é verdade para os softwares dos seus computadores, como é para as tecnologias dos automóveis.

Quer saber mais sobre segurança veicular e as melhores estratégias para manter a sua família tranquila? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre postando notícias, insights e análises sobre o universo da segurança automotiva.

 

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Evolution Blindagens
Com mais de uma década de atuação no mercado da proteção automotiva, a Evolution Blindagens é resultado de conhecimento técnico, experiência, compromisso e atualização constante das tecnologias. Nosso principal foco é entregar um padrão de qualidade insuperável, garantindo a satisfação de cada cliente atendido e a segurança dos seus familiares durante os trajetos do dia a dia.
Post criado 137

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo