Condução Inteligente: desvendamos a importância dos sistemas ADAS na segurança

ADAS são os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, uma série de recursos e novidades que visam melhorar o desempenho do automóvel diante dos desafios das estradas. 

Queremos apresentar estes sistemas para você e mostrar quais são as perspectivas para os próximos anos em matéria de segurança automotiva.

Então, se você deseja trocar de automóvel e quer um modelo mais seguro e moderno, este artigo é para você. Vamos começar! 

O que é o Sistema ADAS?

Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) é o nome dado ao conjunto de recursos e inovações que têm como principal objetivo aumentar a segurança do trânsito de veículos. Eles protegem tanto os ocupantes do automóvel, quanto todos os personagens no entorno, sejam pedestres, motoqueiros, outros automóveis, etc. 

Nos últimos 5 anos foram lançados mais de 65 novos sensores que vêm sendo aplicados nas mais diversas inovações para a segurança dos veículos.

Você certamente já conhece as câmeras e os sensores de aproximação para estacionamento, mas há também motores de freios, auxiliares nas curvas e até mesmo sistemas que praticamente simulam uma direção autônoma. Dê uma olhada.

Confira também: a arte da Blindagem Invisível

Quais são os recursos do sistema ADAS?

Como dissemos, os recursos vêm sendo lançados todos os meses e torna-se muito difícil ter certeza do que cada fabricante está planejando. Contudo, os últimos anos trouxeram inovações, como:

Assistência à Manutenção de Faixa (LKA)

Trata-se de um sensor que monitora a posição do carro dentro das faixas na estrada e gera respostas automáticas conforme a aproximação do veículo. 

Dependendo do nível de automação (explicaremos essa parte ao final deste artigo) o veículo poderá diminuir a velocidade, criar um sinal de alerta ou até mesmo fazer a curva automaticamente. 

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)

Já o Controle de Cruzeiro é um sistema de sensores que foca nas oscilações de velocidade e garante que o veículo esteja dentro do que é permitido por lei.Tem mais, eles também avaliam se o automóvel está dentro do que é preciso para as condições climáticas, volume do tráfego, entre outros fatores. Avisando ao motorista quando as velocidades mais indicadas para cada situação e ajustando no processo de correção da velocidade. 

Alerta de Colisão com Assistência de Frenagem (FCW e AEB)

Embora os alertas de colisão ou frenagem já sejam velhos conhecidos dos consumidores de automóveis de luxo, os novos modelos contam com soluções ainda mais incríveis. Agora, motores de frenagem e sistemas complexos ajudam até mesmo na correção das manobras.

Há modelos em desenvolvimento que ajustam os cálculos de baliza conforme aprendizagem de Inteligência Artificial. Na prática significa que o automóvel ficará cada vez melhor em estacionar nas vagas que ele já conhece. 

Leia também: dicas de segurança para condutor de carros blindados

Há níveis de automação no sistema ADAS?

Como dissemos anteriormente, além dos sensores também estão sendo estudados níveis diversos de automação para cada solução. 

Ou seja, desde sistemas de controle de faixas que apenas geram um aviso sonoro, até aqueles que fazem a manobra sozinhos.Todos estes lançamentos vêm sendo incorporados pouco a pouco pelas montadoras. Uma vez que sua aplicação na vida real das pessoas é algo que exige cautela. 

Quais são os benefícios para a segurança?

Claro que estamos ansiosos para que cada vez mais o mercado brasileiro receba modelos com sistemas sofisticados e seguros. Aqui na Evolution Blindagens nós mantemos os olhos abertos para as inovações em todo o mundo e incorporamos às nossas práticas o conhecimento necessário para desenvolvermos um trabalho de qualidade superior, mesmo em veículos complexos com sistemas avançados de segurança.

Quando estes sistemas estarão nas ruas?

Estima-se que até o ano de 2030 os automóveis semi-autônomos estejam circulando pelas grandes metrópoles.

Se este artigo trouxe informações relevantes e você deseja saber mais sobre o universo dos veículos de alto padrão, então continue lendo o nosso Blog. Estamos sempre publicando artigos e análises sobre inovações em tecnologia e segurança automotiva. 

Agradecemos a companhia e até breve.

Evolution Blindagens
Com mais de uma década de atuação no mercado da proteção automotiva, a Evolution Blindagens é resultado de conhecimento técnico, experiência, compromisso e atualização constante das tecnologias. Nosso principal foco é entregar um padrão de qualidade insuperável, garantindo a satisfação de cada cliente atendido e a segurança dos seus familiares durante os trajetos do dia a dia.
Post criado 137

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo