Carros blindados na chuva tem diferença na direção

A chuva muda a condução de carros blindados: veja

A chuva muda a condução de carros blindados na mesma proporção que ela interfere na direção de todos os automóveis.

Durante os meses chuvosos de fevereiro e março em São Paulo, muitos motoristas se perguntam sobre a segurança e a performance de carros sob condições adversas. É comum observar pessoas que recém conquistaram a habilitação inseguras sobre como guiar em uma cidade tão movimentada e ainda desafiada pelo mal tempo.

Por isso, vamos explorar as diferenças na direção de veículos blindados durante períodos de chuva intensa, oferecendo insights valiosos para aqueles que priorizam segurança e conforto.Então, se você sente desconforto ao guiar na chuva, ou quer saber sobre como os carros blindados se comportam em piso molhado, continue a leitura. 

Muito bem, vamos começar! 

Leia também: dicas de segurança para condutor de carros blindados

O que muda ao dirigir carros blindados em dias chuvosos

A blindagem de um veículo envolve reforçar a carroceria e os vidros para resistir a impactos de projéteis e outros tipos de agressões. Este processo adiciona peso extra ao automóvel, o que pode influenciar sua dinâmica de condução.

Lembrando que o piso molhado diminui a atração dos pneus com o asfalto. Gerando uma menor taxa de frenagem ao longo do espaço.

Basta imaginar que os automóveis precisam de um pequeno trecho de chão até que consigam parar completamente. Esse trecho aumenta conforme o chão fica mais escorregadio.

Então, em um solo seco o freio é quase instantâneo, já em estradas molhadas, o carro precisará de metros até que esteja totalmente parado. 

Importante também: Blindagem automotiva para uso diário: como escolher o nível ideal

O peso interfere na direção dos automóveis

Assim como explicamos agora sobre o chão molhado, o peso adicional de um carro blindado também pode afetar sua aderência e o tempo de frenagem. Os motoristas devem ser cautelosos ao dirigir na chuva, mantendo uma distância segura dos outros veículos e evitando frenagens bruscas.

Tenha cuidado com os Pneus e a Manutenção

Para garantir a segurança, é essencial que carros blindados sejam equipados com pneus de alta qualidade, adequados para o peso extra. A manutenção regular é vital para assegurar que o sistema de freios e os pneus estejam em condições ideais para enfrentar as condições de chuva. Também é aconselhável a instalação de freios ABS ou superiores, responsáveis por aumentar ainda mais a confiabilidade da frenagem. 

O que esperar da visibilidade em condições de chuva

Os vidros blindados podem oferecer desafios adicionais em termos de visibilidade durante a chuva. Recomenda-se o uso de produtos antiembaçantes e a manutenção regular dos limpadores de pára-brisa para assegurar a máxima visibilidade.

Confira em seguida: a arte da Blindagem Invisível

Seu carro será mais seguro se você tomar decisões inteligentes

A direção de carros blindados sob chuva exige precaução adicional. Com a manutenção adequada, pneus apropriados e uma condução cuidadosa, é possível manter um alto nível de segurança e conforto, mesmo sob condições climáticas desafiadoras.

Para saber mais sobre blindagem e como ela pode proteger você e sua família confira também este artigo do nosso Blog aqui no portal da Evolution Blindagens. Nele apresentamos mais detalhes de segurança na direção e também os melhores hábitos para garantir uma condução segura. 

 

Agradecemos a leitura e até a próxima.

Evolution Blindagens
Com mais de uma década de atuação no mercado da proteção automotiva, a Evolution Blindagens é resultado de conhecimento técnico, experiência, compromisso e atualização constante das tecnologias. Nosso principal foco é entregar um padrão de qualidade insuperável, garantindo a satisfação de cada cliente atendido e a segurança dos seus familiares durante os trajetos do dia a dia.
Post criado 137

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo