O que você precisa saber antes de blindar seu carro?

Segurança, conforto, tranquilidade… São muitos os benefícios da blindagem automotiva, um serviço cuja procura tem crescido nos últimos anos. No Brasil, a frota de blindados já chega a quase 220 mil — a maior do mundo, de acordo com a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem). Mas, afinal, o que você precisa saber antes de blindar seu carro?

Para responder a essa pergunta, preparamos este artigo com as informações mais importantes para quem está pensando em investir nessa solução. Confira!

Que tipo de carro pode ser blindado?

Teoricamente, qualquer veículo pode ser blindado. No entanto, há modelos em que a blindagem não é vantajosa, pois perdem muito em desempenho ou estabilidade ao receber essa proteção.

Devido à complexidade desse serviço, é importante contar com a orientação de especialistas em blindagem para entender melhor em que tipo de veículo ela é mais vantajosa. Mas, em geral, recomenda-se blindar carros com maior potência ou de médio porte.

De acordo com um levantamento da KBB Brasil, os carros blindados mais procurados são: Toyota Corolla, Range Rover Evoque e Volkswagen Jetta.

O que significam os níveis de blindagem?

A blindagem automotiva é classificada em diferentes níveis, que se diferem principalmente devido à sua resistência. Eles seguem normas técnicas estabelecidas nos Estados Unidos, padrão adotado pelo Exército Brasileiro.

Quanto maior o nível, maior a proteção contra disparos. As especificações da blindagem, como a espessura dos materiais, são diferentes em cada um deles.

O nível III-A, oferecido pela Evolution, é o tipo de blindagem mais usado no Brasil e o mais recomendado, uma vez que apresenta resistência aos disparos de todos os calibres de armas de mão, além de submetralhadoras 9 mm e Magnum 41. Representa cerca de 98% do total de procedimentos realizados no País.

Essa blindagem também tem melhor aceitação no mercado, maior durabilidade e menor índice de manutenção. Ela pode ser utilizada em diversos tipos de veículos e sua agressão à estrutura é muito baixa, garantindo a integridade dos componentes do carro.

Qual o custo para blindar um carro?

Umas das principais dúvidas de quem busca pelo serviço de blindagem automotiva é o preço. Esse valor depende de diversos fatores, como o modelo do carro, a empresa, a região e o nível de proteção escolhido. Em geral, uma blindagem nível III-A costuma custar mais do que R$ 55 mil.

Existem empresas que oferecem esse serviço por um preço mais acessível. Contudo, dada a complexidade de todo o processo, que envolve a desmontagem e remontagem cuidadosa de cada parte do veículo, é provável que essa diminuição do valor implique qualidade inferior.

Por isso, ao procurar por uma blindadora, mais do que se atentar ao preço, é importante se certificar de que a empresa seja realmente especializada, autorizada pelo Exército e que os materiais utilizados sejam da mais alta qualidade.

Blindar um carro é um serviço complexo, mas que traz grandes vantagens para os motoristas. Com os altos índices de criminalidade no país, tem sido cada vez mais procurado. Se você está considerando fazer esse investimento em sua segurança, converse com especialistas e informe-se sobre as melhores opções do mercado.

E então, este conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Post criado 127

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo