Empresa sustentável: como evitar os riscos do greenwashing

Gerenciar uma empresa sustentável é a melhor escolha que você pode fazer nos dias de hoje. Veja que, segundo dados do jornal O Valor Econômico, mais de 75% dos consumidores se dizem preocupados com a preservação do meio-ambiente.

Entretanto, esse número crescente de interessados também despertou um comportamento negativo chamado greenwashing. Aliás, esse comportamento se tornou um verdadeiro sugador de recursos das empresas, que perdem cada vez mais clientes, vendas e dinheiro, por conta de estratégias erradas de sustentabilidade.

Hoje nós vamos explicar o que é o greenwashing e como fazer para ter uma empresa sustentável de verdade. E tudo isso em menos de 10 minutos. Combinado? 

Vamos lá! 

Leia também: Vidro blindado x delaminação: como cuidar dessa película? 

Empresa sustentável x Greenwashing, quais são as diferenças?

Para começar, temos que ter uma separação clara entre o que é chamado de greenwashing e o que seria uma empresa sustentável de verdade.

Bom, para resumir, o que é greenwashing? 

Trata-se de uma prática que vem se tornando comum entre as empresas, seja por desinformação ou má fé. 

É quando uma organização, melhor dizendo, uma marca, prega que segue todos os preceitos de sustentabilidade, faz propagandas e constrói uma reputação em cima da imagem de sustentável.

E aí, com uma pesquisa, os clientes descobrem que se trata apenas de mentiras. Que, na prática, a organização não está nem aí com o impacto ecológico das suas ações. 

Você também pode se interessar por: Veículo blindado: conheça os melhores cuidados para valorizá-lo

Quais são os problemas do Greenwashing?

Para piorar, o greenwashing não piora a vida apenas das empresas que cometem o erro, mas acaba impactando no comportamento do consumidor em todo o mercado.

Basta voltarmos à estatística que abre este artigo. Falamos que mais de 75% dos consumidores se dizem preocupados com o meio-ambiente. Tem mais, destes, 65% não voltariam a fazer negócios com uma empresa que demonstra desrespeito com a natureza. E mais de 55% dizem que dobraram os esforços em pesquisas e análises antes de escolherem com quem negociariam novamente no futuro.

Ou seja, quando uma empresa pratica greenwashing, ela está:

  • manchando a própria história;
  • acabando com a confiança do consumidor no nicho em geral;
  • tornando o mercado mais inóspito para as empresas que fazem o certo, pois modificam a confiança, tanto dos clientes, quanto de parceiros, fornecedores, etc. 

Dados do Wall Street Journal de 2022 mostram que mais de $20 milhões de dólares foram gastos com estratégias e campanhas pró sustentabilidade, pagas por empresas que praticam o greenwashing. 

Como evitar? Vamos para as dicas finais. 

O que é uma empresa sustentável de verdade?

Uma empresa sustentável de verdade irá investir em estratégias, como:

  • Parcerias com fornecedores que tenham a sustentabilidade como meta;
  • Práticas diárias que realmente visam a diminuição do consumo de água, plásticos, metais, e outros recursos, tanto naturais, quanto artificiais;
  • Obtenção de selos e premiações oficiais, registrados e acompanhados por empresas que possuam lastro no mercado.

Isto significa que, adotar práticas sustentáveis na sua empresa vai muito além de fazer anúncios ou incorporar palestras uma vez por ano. São ações para todos os dias. 

O prêmio? Conquistar a confiança de 75% dos clientes ativos no mercado hoje.

Por fim, deixamos o convite para que você confira este conteúdo sobre sustentabilidade e blindagem automotiva. Veja como a Evolution Blindagens vem cada vez mais modernizando os processos, garantindo a qualidade das instalações, sem prejudicar o nosso planeta.

Clique aqui e confira.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Evolution Blindagens
Com mais de uma década de atuação no mercado da proteção automotiva, a Evolution Blindagens é resultado de conhecimento técnico, experiência, compromisso e atualização constante das tecnologias. Nosso principal foco é entregar um padrão de qualidade insuperável, garantindo a satisfação de cada cliente atendido e a segurança dos seus familiares durante os trajetos do dia a dia.
Post criado 139

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo