A Blindagem III-A é sem dúvida uma das mais seguras acessíveis para civis. Trata-se da categoria mais alta (ou seja, com maior proteção balística) disponível para os consumidores.
Por outro lado, esse é também um tipo de blindagem que impacta diretamente o peso do veículo. E com isso, outro fatores como: controle, direção, consumo de combustível, durabilidade dos pneus, etc.
Hoje, preparamos este artigo com as principais informações sobre a Blindagem III-A, para que você saiba tirar o melhor proveito da proteção do seu carro. E o melhor, será um artigo super rápido, com leitura máxima de 10 minutos.
Então, vamos lá!
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O que é a Blindagem III-A?
No mundo, os níveis de blindagem e proteção balística recebem certificados e categorizações conforme espessura das placas, capacidade de retenção de impactos, etc. Iniciando em níveis como I-A, II-A, etc.
Sendo que a categoria de blindagem III-A é aquela mais poderosa acessível para o público em geral. Garante proteção contra diversos calibres, entre eles o calibre .38, a arma mais comum na mão dos assaltantes, e também a calibre .22
Na prática, o que você precisa entender é que uma blindagem III-A provavelmente suportaria uma rajada de tiros .38 e .22, dadas à queima roupa, na distância de uma moto. Por exemplo.
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Por que a Blindagem III-A impacta o peso do veículo?
Entretanto, a própria construção da blindagem gera modificações no veículo. Quando bem feita, essas mudanças ficam apenas no peso e em aspectos secundários, como abertura e fechamento das portas.
Com a tecnologia disponível hoje e os métodos modernos de blindagem, não é mais necessário modificar a estrutura do veículo. Ou estragar até mesmo a parte estética do automóvel.
Mas, por que o veículo ficará mais pesado? Bem, por que ele será protegido por placas desenvolvidas com tecnologia capazes de aguentar os mais variados calibres.
Entretanto, essas placas possuem um peso próprio, o que faz com que o peso total do carro mude. Qual é o valor esperado de mudança? Vamos falar sobre isso.
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Quais são as mudanças esperadas após a blindagem III-A?
No Brasil, é comum encontrar veículos de diferentes tamanhos e modelos sendo blindados com o nível III-A. Para um sedã de porte médio, é esperado um acréscimo de peso entre 150 a 250 quilogramas, enquanto para veículos maiores, como SUVs e caminhonetes, o peso adicional pode variar entre 300 a 400 quilogramas ou mais.
Vale ressaltar que esses números são estimativas médias e podem variar dependendo do fabricante da blindagem, do tipo de veículo e das especificações personalizadas solicitadas pelo cliente.
Além disso, é importante considerar que a instalação da blindagem pode exigir reforços adicionais na suspensão e no sistema de freios para compensar o aumento de peso.
Recomenda-se sempre buscar informações junto a empresas especializadas em blindagem veicular no Brasil, pois elas poderão fornecer estimativas mais precisas e adequadas às condições e padrões do mercado nacional.
É essencial realizar uma avaliação completa antes da instalação da blindagem para garantir que o veículo esteja adequadamente preparado para suportar o peso adicional e manter um desempenho seguro.
A informação é a sua melhor aliada para uma vida mais protegida
Se você está lendo este artigo é porque preza pela sua proteção e pela proteção da sua família. E, assim como nós, sabe que boas informações são fundamentais antes de tomar qualquer decisão.
Por isso, preparamos um artigo sobre os principais mitos e as principais verdades das blindagens. Nele, estão dados e informações valiosas para qualquer pessoa que deseja possuir, ou já tenha, um carro blindado.
Agradecemos a leitura e até a próxima!