Quais são os tipos de blindagem veicular

Quais são os tipos de blindagem veicular?

Com os casos de violência crescendo em todo o País, cada vez mais motoristas têm recorrido à blindagem para reforçar sua segurança e dirigir com mais tranquilidade. Esse processo é bastante complexo e pode ser feito com o uso de diferentes materiais. Além disso, o nível de proteção varia. Por isso, é importante estar atento a esses detalhes para não errar na escolha.

Para ajudar você a compreender quais são os diferentes tipos de blindagem veicular, preparamos este artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Para que serve a blindagem veicular?

A blindagem automotiva tem como objetivo aumentar a segurança dos ocupantes de veículos por meio da adição de materiais resistentes nas estruturas do carro, como o vidro, a lataria e as rodas. Trata-se de uma solução eficiente para quem deseja dirigir com mais tranquilidade em qualquer horário do dia.

Graças às suas camadas de proteção, ela impede que tiros de armas de fogo de variados calibres perfurem o veículo, atingindo quem está em seu interior. Além disso, protege contra ruídos externos, tornando-os quase imperceptíveis dentro do carro. Assim, o motorista consegue ter mais concentração e segurança ao dirigir.

Como é feita a blindagem veicular?

Para efetuar a blindagem automotiva, é necessário desmontar todo o veículo, mantendo apenas a lataria, o motor e o painel. Retiram-se acessórios, forro dos bancos e capa interna do teto. Depois, cada peça é guardada cuidadosamente a fim de evitar danos.

Depois da troca dos vidros e da aplicação de material balístico em toda a estrutura, ocorre a remontagem do veículo, que deve ser feita de forma muito cuidadosa para conservar suas características de fábrica e seu desempenho. Por fim, são realizados testes e a limpeza geral do carro.

Quais são os tipos de blindagem veicular?

Engana-se quem pensa que blindagens são todas iguais. Esse processo pode ser feito com diferentes materiais e oferecer níveis de proteção distintos. Continue conosco e saiba mais.

Níveis de blindagem

A blindagem automotiva é classificada em vários níveis, que se diferem principalmente devido à sua resistência. Eles seguem normas técnicas estabelecidas nos Estados Unidos, padrão adotado pelo Exército Brasileiro.

Conheça , agora, os níveis de blindagem e suas particularidades:

  • Nível I: apresenta o menor coeficiente de proteção, oferecendo resistência a disparos de armas de menor calibre, como 22 e 38.
  • Níveis II e II-A: oferecem proteção maior do que o nível anterior, apresentando resistência a projéteis de pistolas com calibres maiores (9 mm e Magnum 357).
  • Nível III-A: tipo de blindagem mais usado e recomendado. Oferece proteção contra disparos de todos os calibres de armas de mão, além de submetralhadoras 9 mm e Magnum 41.
  • Nível III: apresenta proteção mais elevada, resistindo a disparos de fuzil, como o AK-47. Seu uso, porém, é restrito e depende de autorização especial do Exército.
  • Nível IV: o último nível protege inclusive contra disparos de metralhadora, mas seu uso é totalmente proibido para civis.

Sistemas de blindagem

Além dos níveis de blindagem, esse serviço se difere pelo tipo de sistema utilizado. Conheça os dois usados pela Evolution:

  • Sistema aço e manta: consiste no uso de aço balístico e camadas de tecido de aramida para revestir a estrutura do veículo, deixando seu interior protegido contra disparos de armas de mão de diferentes calibres. A garantia desse serviço é de cinco anos.
  • Sistema UDura: instala no carro um composto balístico patenteado, desenvolvido com base na tecnologia da produção dos materiais compósitos de fibra de carbono. Trata-se de uma solução de alta performance balística que reduz até 50 kg na blindagem do veículo. Sua garantia é de dez anos.

Em cada blindadora, os tipos de blindagem veicular utilizados podem variar. Por isso, é importante conhecê-los bem antes tomar uma decisão. Afinal, não se trata de um serviço supérfluo: é uma proteção capaz de salvar vidas. Invista em uma blindagem de qualidade e proteja-se!Agora que você já conhece os diferentes tipos de blindagem veicular, o que acha de se aprofundar mais nesse assunto e compreender os benefícios de investir na proteção de seu veículo? Boa leitura!

Post criado 135

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo