5 dicas para dirigir seu carro blindado sem problemas

Que a blindagem automotiva proporciona mais segurança para o motorista e os ocupantes do veículo, isso todos já sabem. Mas você sabia que a adição de proteção balística na estrutura do automóvel também acarreta mudanças que se refletem na forma como você deve dirigi-lo? É preciso tomar alguns cuidados para dirigir seu carro blindado sem problemas.

Para ajudar você a entender as mudanças que ocorrem no veículo com a blindagem e algumas práticas recomendadas para conduzi-lo adequadamente, preparamos este artigo. Confira!

O que muda com a blindagem automotiva?

Independentemente do tipo de blindagem, esse serviço sempre oferece ao veículo uma adição de peso, que varia conforme os materiais utilizados, sendo mais expressiva nos tradicionais. Com isso, as reações do carro tornam-se diferentes, bem como a sensação transmitida ao motorista. Assim, torna-se necessário ter mais atenção ao dirigir. 

Ocorrem mudanças na reação do carro ao frear, o que exige um maior espaço para concluir a frenagem e faz com que seja preciso manter maior distância de outros veículos.

Além disso, com o peso agregado dos vidros, o centro de gravidade pode ser ligeiramente deslocado, o que altera alguns comportamentos do veículo, como a inclinação nas curvas. Por isso, é fundamental conhecer todas essas mudanças para evitar acidentes.

Como dirigir seu carro blindado sem problemas?

Agora que você já conhece as principais mudanças ocasionadas pela blindagem automotiva, confira nossas dicas para dirigir seu veículo blindado com segurança.

1. Deixe os vidros sempre fechados

Os vidros blindados são diferentes dos convencionais e, portanto, exigem cuidados especiais para não sofrerem danos. Recomenda-se movimentá-los somente quando o motor está ligado e não fechar as portas com os vidros abertos. Mas, considerando-se que o movimento dos vidros blindados pode ser mais lento, para sua segurança, opte sempre por mantê-los fechados, com o ar-condicionado ligado.

2. Mantenha distância do carro à frente

Como dissemos anteriormente, as mudanças no veículo se refletem em sua reação ao frear. Por isso, recomenda-se manter-se afastado do carro à frente.

Isso também vale no momento de parar: em semáforos, garanta uma distância segura entre seu veículo e o da frente. Dessa forma, é possível fugir mais rapidamente de situações perigosas.

3. Fique atento às curvas

Especialmente em determinados modelos, como carros do tipo SUV, pode haver maior inclinação nas curvas. Mas, em todos os casos, é importante redobrar a atenção e controlar a inclinação, a fim de evitar que o carro vá além do que você está habituado, colocando-o em uma situação arriscada.

4. Mantenha as portas trancadas

Andar sempre com as portas trancadas é fundamental para garantir sua segurança e a de todos os ocupantes do veículo. Por isso, após entrar no carro, lembre-se de sempre verificar o trancamento. Mesmo que as portas se tranquem automaticamente quando o veículo está em movimento, é importante ficar atento.

5. Siga todas as recomendações da blindadora

Após efetuar a blindagem, é comum que a empresa responsável por realizar esse serviço ofereça dicas de cuidados necessários para manter seu carro em perfeito estado, como: evitar a exposição prolongada ao sol, não fixar ventosas no parabrisa ou evitar direcionar o fluxo do ar condicionado aos vidros.

Seguir todas elas é fundamental se você deseja manter a máxima proteção da blindagem e evitar dores de cabeça.

A blindagem automotiva é um investimento em segurança de eficiência comprovada. Ao oferecer a proteção balística, altera algumas características do veículo — o que pode ser minimizado com as tecnologias mais recentes, como a UDura. Por isso, é importante redobrar a atenção ao dirigir e seguir todas as recomendações da empresa responsável por esse serviço.

O que achou das dicas? Se desejar esclarecer alguma dúvida, deixe seu comentário!

Post criado 135

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo