O que podemos aprender com os carros mais roubados do Brasil?

O que podemos aprender com os carros mais roubados do Brasil?

Quando se fala nos carros mais roubados no País, muitas são as dúvidas. Existe algo que atraia mais os ladrões de veículos? Como se proteger e dirigir com mais tranquilidade pelas ruas?

Por isso, convidamos você a acompanhar o artigo até o fim para conhecer alguns dos automóveis mais roubados, além de características que os tornam mais visados. Conheça, ainda, dicas para ter um carro mais seguro nas ruas e viajar com tranquilidade, seja a trabalho ou, ainda mais importante, com a família.

Ao final, entenda por que a blindagem automotiva é um recurso indicado para quem quer evitar crimes e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Os carros mais roubados

Considerando-se dados a respeito do número de roubos de veículos, dá para se ter uma ideia dos modelos que mais são vítimas desse crime. É levada em conta, ainda, a quantidade de carros segurados e quais deles têm maior oscilação no valor do seguro, entre outros fatores. Isso porque o valor agregado pago ao seguro depende do quanto o carro é visado para roubos.

Entre os modelos mais roubados no Brasil estão alguns mais populares e até mesmo versões importadas, pelas razões listadas abaixo. Pode-se citar o Volkswagen Voyage, o Chevrolet Onix, o Fiat Siena, o Renault Logan, o Volkswagen Gol e o Toyota Hilux.

O que torna os veículos mais visados?

Embora não seja possível precisar com certeza o que leva um carro a ser mais visado para roubo, alguns aspectos aumentam esse índice. Eles têm relação direta com a posterior venda das peças para outros veículos, que movimenta a criminalidade no trânsito.

Automóveis populares tendem a ser visados por conta da alta procura por peças, já que estão em grande circulação pelas ruas. Os carros importados, por outro lado, sofrem do mesmo problema, apesar de estarem menos presentes nas ruas. Essa é, inclusive, a razão para os roubos.

Portanto, quanto mais as peças forem procuradas, maior a chance do roubo acontecer. Como citado, esse fenômeno acontece com veículos muito e pouco comprados, sendo esse um detalhe que merece atenção. Isso porque a demanda por peças sobe, aumentando a tendência a roubos. 

Por fim, a aparência do veículo pode contribuir para roubos. Carros com cores neutras, como preto, branco e cinza são mais visados por serem mais procurados do que os coloridos. A cor também ajuda na identificação pela polícia, no caso das menos populares.

Como se prevenir?

Para se prevenir de roubos, algumas dicas são eficientes e ajudam em muitos casos. Além dos aspectos referentes a cores e modelos, fatores gerais podem tornar o seu carro mais suscetível a roubos. Preste atenção aos seus hábitos dirigindo e minimize possíveis riscos.

Procure não deixar objetos à vista dentro do carro, pois, independentemente do valor, eles costumam atrair situações criminosas. Guarde pertences no porta-luvas, embaixo dos bancos ou no porta-malas, caso seja necessário. E pode parecer simples, mas confira se todas as portas estão trancadas: muitos roubos acontecem por essa falta de atenção do motorista.

Igualmente, escolha com cuidado o local onde o carro vai ficar estacionado, pois é nesse tipo de situação que muitos veículos são roubados.

Como mencionado anteriormente, a demanda por peças roubadas é a grande causa de roubos, então imagine se for mais difícil desmontar o seu carro. É aqui que entra a blindagem, responsável por dificultar a retirada e posterior revenda das peças automotivas. Assim, aposte na blindagem para diminuir a chance de o seu carro ser furtado e ter os itens revendidos. Ela ainda aumenta o nível de segurança no caso de roubos a mão armada, protegendo os ocupantes do veículo contra disparos.

Invista em mais segurança

Entre os veículos mais roubados no País, estão modelos populares e importados, devido à demanda de peças, e outros fatores colaboram. Cores mais chamativas, objetos escondidos e cuidado ao estacionar são dicas simples e eficazes para a prevenção de possíveis casos de roubo.

E mesmo sem estar entre os carros mais roubados, o seu veículo se torna muito mais seguro com a blindagem. O recurso o torna menos visado para roubos, além de garantir mais segurança contra a violência no trânsito. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a visita em nosso blog e descubra como é feita e blindagem automotiva.

Post criado 136

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo