7 dicas para evitar o roubo de carros

Um dos maiores medos de motoristas atualmente é ser vítima de um furto ou roubo de veículo. Isso porque os índices de violência estão cada dia mais preocupantes, não restando outra solução senão tomar medidas de segurança para se manter longe das estatísticas.

Existem diferentes maneiras de evitar o roubo de carros, muitas delas simples e fáceis de colocar em prática. Embora algumas pareçam óbvias, são realmente muito efetivas quando o assunto é se manter seguro e livre de dores de cabeça.

Se você deseja conhecer as melhores dicas para se proteger contra o roubo ou furto de seu automóvel, está no lugar certo. Continue a leitura!

1. Sempre se certifique de que seu carro foi trancado

Vários motoristas simplesmente se esquecem de trancar as portas de seus veículos — o que é uma prato cheio para os ladrões. Poucos minutos podem ser o suficiente para que um bandido consiga furtar seu carro ou objetos deixados em seu interior. 

Sabendo disso, depois de fechar o veículo ou ativar seu alarme, confira sempre se todas as portas estão devidamente trancadas, incluindo o porta-malas. Caso já esteja longe dele e desconfie de que possa ter deixado algo aberto, não pense duas vezes: volte para verificar.

2. Escolha bem o local em que vai estacionar

Ao escolher um lugar para estacionar seu veículo, dê preferência aos estacionamentos fechados. Mas, se não houver essa alternativa e for necessário estacionar na rua, a melhor opção é deixar seu carro em locais bem iluminados e movimentados.

Quando for possível, procure por vagas situadas em frente a edifícios: nelas, é maior a probabilidade de que existam câmeras de seguranças e porteiros observando o movimento.

3. Não deixe objetos à mostra dentro do veículo

Qualquer objeto que for deixado no interior de seu veículo pode motivar um vândalo a arrombá-lo. Uma simples bolsa ou mochila, mesmo que vazia, pode fazer com que ele se torne o próximo alvo de bandidos.

Por isso, evite essa prática sempre que possível — especialmente no caso de objetos de valor —  e, quando precisar deixar algo dentro do carro, guarde no porta-luvas ou no porta-malas.

4. Leve a chave sempre com você

Algumas pessoas deixam uma chave reserva escondida dentro do carro. Mas não se engane: os bandidos sabem exatamente onde encontrá-la para sair dirigindo o veículo como se fossem o proprietário. Por isso, prefira deixá-la com uma pessoa de confiança ou em um local realmente seguro em sua residência.

Tenha atenção redobrada quanto à chave do carro. Leve-a sempre com você, evitando tirá-la do bolso sem que haja necessidade. Afinal, todo cuidado é pouco quando falamos em roubos!

5. Fique atento ao entrar na garagem

É muito comum que motoristas sejam surpreendidos por bandidos ao entrar na garagem de sua casa ou condomínio. Por isso, antes mesmo de chegar, fique atento à presença de pessoas suspeitas nos arredores. É recomendado dar uma volta no quarteirão para verificar se não há algum tipo de movimentação estranha por perto.

Caso desconfie de alguma situação, não estacione. Continue dirigindo e, se necessário, acione a polícia.

6. Tome cuidado ao parar em semáforos

Ao se aproximar de um semáforo fechado, reduza a velocidade e evite parar o carro por completo, mantendo-o engatado. Quando for possível, opte pela faixa central: isso facilita uma fuga caso haja a aproximação de um assaltante.

Outra dica é manter uma distância razoável do veículo que estiver à frente e ficar sempre atento aos retrovisores. Com isso, é possível ter mais espaço e visibilidade para sair de situações arriscadas.

7. Invista em uma blindagem automotiva

Você sabia que bandidos costumam evitar veículos blindados? Isso acontece porque, com a proteção balística instalada, os carros são mais difíceis de desmontar ou revender com documentação falsificada.

A blindagem é um investimento eficiente em segurança. Por meio da adição de materiais resistentes nas estruturas do veículo, como o vidro, a lataria e as rodas, ela oferece uma proteção efetiva contra tiros em caso de roubos ou assaltos, fornecendo alta resistência a armas de diferentes calibres. 

Como você pôde notar, há várias formas de evitar o roubo de carros. Simples atitudes podem ser suficientes para proteger seu veículo e, mais importante do que isso, sua vida. Por isso, esteja sempre atento e evite se colocar em situações arriscadas.

Agora que você já sabe quais as principais formas de evitar o roubo ou furto de seu veículo, o que acha de compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também saibam como se proteger?

Post criado 136

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo