Manutenção de carro blindado

Como é feita a manutenção de um carro blindado?

Ter segurança, hoje, é algo fundamental, considerando que vivemos em um País com índices alarmantes de violência. Por isso, a procura pela blindagem automotiva está sempre em alta. Atualmente, são mais de 200 mil veículos blindados circulando nas rodovias e ruas de todo o Brasil. 

Ao blindar um carro, é importante ter em mente que a adição de materiais balísticos nas estruturas do veículo impacta alguns de seus componentes, que passam a sofrer maior desgaste. Por isso, a manutenção de um carro blindado deve ser feita com mais frequência do que a de um veículo sem a proteção.

Para ajudar você a compreender a importância de realizar manutenções regularmente e quais os principais itens observados nelas, preparamos este artigo. Boa leitura!

Por que a manutenção de carro blindado é importante?

Mesmo que, durante a blindagem, sejam efetuados diversos testes para assegurar a eficiência da proteção balística, as revisões são fundamentais — não apenas para a manutenção da garantia, mas também para a conservação de seu carro.

Isso porque, embora existam diferentes tipos de blindagem, os materiais instalados costumam aumentar o peso do veículo. Isso gera consequências em seu desempenho, o que torna necessário observar regularmente as peças que podem sofrer maior desgaste.

É importante ressaltar que, como a manutenção de um carro blindado envolve a desmontagem de parte do veículo, deve ser realizada sempre por uma empresa especializada. Ela difere daquela revisão comum feita pelas montadoras, que também é essencial, considerando a garantia do veículo.

Por isso, esteja sempre com suas revisões em dia, seguindo a agenda proposta pela empresa responsável pela blindagem. Afinal, o investimento em uma blindagem é considerável, e você deve garantir que sua proteção esteja em perfeitas condições para fazê-lo valer.

O que deve ser observado na manutenção de carro blindado?

Como vimos, o processo de blindagem faz com que o carro fique mais pesado, o que aumenta naturalmente o desgaste de alguns componentes, como pneus, conjunto de suspensão e freios. Portanto, essas peças, apesar de não serem parte da blindagem, passam a requerer maiores cuidados.

Saiba mais sobre as principais partes do carro observadas durante o processo de manutenção.

1. Suspensão

Devido ao aumento de peso, em um veículo blindado, a suspensão costuma sofrer desgaste em um período de tempo menor quando comparado ao dos carros convencionais. Por isso, a troca dos amortecedores pode precisar ser realizada com maior frequência.

2. Pneus

Esse ganho de peso também faz com que os pneus se desgastem mais rápido. Mesmo se forem calibrados da forma certa e bem cuidados, dificilmente durarão mais do que 30 mil quilômetros. Por isso, sua substituição deve ser feita com uma frequência maior.

3. Freios

O sistema de freio atua em constante atrito e sofre desgaste natural ao longo do tempo. Mas, em um veículo blindado, ele pode se desgastar mais rapidamente. É fundamental ficar atento a esse aspecto para não colocar em risco a sua segurança e a dos passageiros.

4. Vidros

Vidros blindados também apresentam maior peso do que os comuns. Com isso, o motor responsável por movimentá-los pode apresentar problemas, caso a empresa que efetua o serviço não o substitua por um mais potente ou instale amortecedores. Em todo caso, esse é um item que deve ser sempre verificado.

Além disso, com o passar do tempo, os vidros blindados podem delaminação, acarretamento bolhas que tendem a crescer. Nesses casos, a troca do vidro afetado é necessária, caso contrário, a eficiência da blindagem será comprometida.

Quando deve ser feita a manutenção?

Recomenda-se que a primeira manutenção de veículo blindado ocorra em até 60 dias após o serviço para verificar a eficiência da blindagem. Depois disso, ela deve ocorrer regularmente na frequência indicada pela blindadora. Em geral, a cada um ano ou 10 mil quilômetros percorridos, o que primeiro ocorrer.

Se você chegou até aqui, já sabe como é importante realizar manutenções regularmente em um veículo blindado. Mais do que assegurar a garantia da blindagem, esse serviço é fundamental para garantir a sua segurança, uma vez que o desgaste de determinadas partes do carro pode ocasionar falhas e acidentes. Por isso, realize suas revisões e manutenções nos períodos indicados e com uma empresa especializada.Agora que você já conhece a importância da manutenção de um carro blindado, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossos serviços.

Post criado 42

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo